quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Bolo português de amêndoas do Convento da Vidigueira

Esta é a receita portuguesa de "Bolo de amêndoas do Convento da Vidigueira" que está na internet em vários sites, mas a minha é com um toque brasileiro e outro toque alemão. Explico: o que eu estou chamando de toque brasileiro é que eu também aproveito as claras que sobraram dos ovos, bato em neve e depois misturo à massa. O toque alemão é que usei só 200gr de açúcar ao invés de meio quilo. Mas aí já fica a critério de cada um se vai fazer a receita originalíssima ou não. Pra mim é já doce suficiente. Também ao invés de 500gr de amêndoas moídas usei só 400 e diminuí 1 ovo. Ficou uma delícia, um bolo bem fofinho, que não leva óleo e pra mim ótimo pra comer no café da manhã ou da tarde.

500 grs açúcar
500 grs farinha de amêndoas
06 ovos inteiros
06 gemas
100 grs farinha de trigo
01 colher (sopa) de canela em pó
02 colheres (sopa) açúcar de confeiteiro ( para polvilhar)
Opcional: as 6 claras que sobraram dos ovos
Na batedeira bata as claras em neve, adicione um pouco de açúcar da receita e reserve.

Na batedeira, bata bastante o açúcar, os ovos inteiros e as gemas até formar um creminho. Junte a farinha de amêndoas e a canela. Adicione a farinha de trigo aos poucos, sempre batendo. Asse em forno pré-aquecido em forma untada com manteiga e polvilhada com farinha mais ou menos 20 minutos a 200-220 graus. Ao servir, polvilhe açúcar de confeiteiro se quiser.




Nenhum comentário:

Postar um comentário