segunda-feira, 7 de maio de 2012

Brownie sem farinha

Tirei esta receita do livro Nigella express, como tantas outras que já fiz e que estão aqui no blog também. Ela escreve no livro que por mais que todos estejam já mais que cheios ninguém resiste a um pedaço deste brownie e realmente isso é verdade! Fui jantar fora com um primo e sua esposa e já estávamos bem cheios mas quando mencionei o brownie que tinha feito e nós pegamos 2 ônibus pra voltar pra minha casa e comê-lo. A receita pede pra usar uma forma de 24cm, mas eu usei (estreei) a minha Le Creuset (comprada da Tk Maxx por €12,90) de 20cm e achei até melhor o brownie um pouco mais alto. A verdade é que nem precisa ser forma quadrada, né, lógico, faça na que você tiver.

Ingredientes:
225g de chocolate amargo com de preferência 70% cacau
225g de manteiga
2 colheres de chá de essência de baunilha
200g açúcar
3 ovos batidos
150g de amêndoas moídas
100g de nozes picadas

Modo de preparo:
  1. Preaqueça o forno a 170 graus. Numa panela de fundo pesado, derreta o chocolate e a manteiga em fogo baixo.
  2. Tire a panela do fogo, junte a baunilha e o açúcar e deixe esfriar um pouco (para não cozinhar os ovos quando for acrescentá-los).
  3. Junte os ovos, as amêndoas e as nozes à panela. Transfira para uma assadeira quadrada de 20 a 24cm ou para uma assadeira descartável de papel-alumínio.
  4. Asse por 25-30 minutos, ou até que a massa esteja firme por cima e ainda cremosa por dentro. 
  5. Na hora de servir, se quiser, esquente levemente os pedaços no micro-ondas e sirva com uma bola de sorvete.

6 comentários:

  1. Tem receita de bolo "elfo" la no meu blog, caso queria provar... =)

    E a receita do queijo fez o maior sucesso!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Luana! Se puder me escreva um email contando como foi exatamente a sua experiencia com "meu queijo"? Tem outras pessoas me contando que vao fazer tb mas ainda nao vi foto nem nada. grupoisabelasantos arroba gmail ponto com

      Excluir
  2. Parece delicioso! Vou repassar também para uma amiga minha: a mae dela nao pode comer farinha, mas adora bolos e doçuras :-)
    Bjs, Angie

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eh verdade, a principio eu nao tinha pensado nisso mas realmente eh otimo pra quem nao pode com gluten! E eh taaao bom!

      Excluir
  3. Isabela, cheguei ao teu blog há uns dias por causa desta receita. Comprei os ingredientes que faltavam (chocolate e nozes), mas só hoje consegui preparar. Ainda está no forno, cresceu, tá cheirosíssimo e parece delicioso.
    Parabéns pelo blog e valeu a dica.
    Abraço

    ResponderExcluir
  4. De nada. :) Vou visitar o seu tb. abs

    ResponderExcluir