segunda-feira, 26 de março de 2012

Salada de batata sem maionese



típico bayerische Wurst, salada de batatas e pepino

Em dezembro de 2011 fui cantar em Müllhaus, uma cidadezinha na Alemanha pertinho de Freiburg e foi lá que comi pela primeira vez esta salada de batatas sem maionese, o nome é: SCHWÄBISCHER KARTOFFELNSALAT. Isso quer dizer salada de batatas da "Swabia"? Não sei a tradução dessa Região pra português, fica no sudoeste da Alemanha. A Frau que fez a salada deve ser da Swabia, não sei, só sei que eu fiquei apaixonada por essa salada justamente por não ter maionese. Eu achava que salada de batata tipicamente alemã era só batata cozida e maionese, "cabou", mas esta é bem diferente. Da primeira vez que eu fiz, achei que ia lembrar simplesmente das dicas que a Frau me deu e nem olhei minhas anotações. Resultado: péssimo. Assim... ficou gostoso, mas totalmente diferente de como deveria ser. Aí percebi que se eu quisesse que a salada ficasse com o mesmo gosto da original eu teria que pesquisar mais na internet e ler e seguir as dicas da Frau. Pois bem, a primeira delas é que ela me disse que é MUITO importante dämpfen o alho amassado com a cebola picadinha. Eu achei que era bobagem e não fiz... primeiro erro. Segundo, ela falou que TEEEMMMM que comprar a batata tipo festkochend e eu sinceramente não achava isso importante e comprei qualquer uma. Tudo bem que por sorte era mesmo essa, mas eu não cozinhei ela corretamente. Saber o tempo exato de cozimento "firme" de uma batata aqui na Alemanha pode deixar a gente um pouco atrapalhada. Principalmente pra mim, que no Brasil estava acostumada apenas a batatas separadas por tamanho, e não "tamanho, origem, ponto de cozimento e marca"! As fotos são de 2 vezes diferentes que eu fiz. Infelizmente ainda não consegui tirar uma foto assim realmente bonita da salada, mas eu garanto que é muito gostosa mesmo!

Enfim... chega de falatório, após a primeira salada ter falhado, insisti e fiz mais vezes e agora já estou até metida aperfeiçoando-a. 

Vamos à receita básica (faça meia receita se achar muito):
1kg de batatas "festkochend". No Brasil compre qualquer uma mais firme
1 cebola pequena (ou média se você gostar muito)
1 dente de alho
4 col. sopa de azeite
4 col. sopa vinagre
5-7 col. sopa de caldo de legumes ou de carne morno
1 pitada gorda de sal
1 pitada de pimenta de reino moída
  1. Descasque as batatas (ou não, pode descascar depois de cozinhar também) e coloque numa panela cheia de água pra ferver com um punhado de sal grosso.
  2. Pique bem a cebola, amasse o alho e refogue na frigideira com um pouco de óleo normal.
  3. Pode tampar a frigideira uns minutinhos depois pra dar aquela "vaporizada" na cebola e alho.
  4. Misture o azeite, vinagre, caldo, o sal e pimenta, acrescente a cebola com o alho pontos e reserve.
  5. Quando a água da batata começar a ferver reduza pro médio e cozinhe por 20 minutos ou um pouquinho mais. As batatas tem que estar macias mas firmes, num ponto bom para cortar sem "derreter" ou quebrar.
  6. Corte as batatas em rodelas e misture bem ao caldo já preparado.  
 Dicas extras da Isabela: 
  • quando eu coloco também cenouras, só coloco a cenoura pra cozinhar 10 minutos após a água da batata ter fervido, senão as cenouras ficam moles demais.
  • fica ótimo também colocar um salsão (sellery) picadinho pra refogar um pouco depois que o alho e a cebola começaram a refogar. Dá um leve crocante à salada e o sabor combina super bem.

Um comentário:

  1. Muito interessante essa receita! Como eu amo tudo que vem da Alemanha, vou testar!

    ResponderExcluir