sexta-feira, 25 de março de 2011

Purê de feijão branco e Alcatra


Mais uma receita do meu querido livro Nigella Express, que ganhei da Rosane.
O Purê de feijão branco fica uma delícia! Fiquei impressionada porque eu nunca havia pensado em comer feijões desta forma.

Eu não tenho panela de pressão ainda. Primeiro porque na Alemanha é muito cara, segundo que quando eu for comprar quero uma amarela ou de outra cor bem legal. Aí eu compro feijão branco já cozido em lata. Acho bem gostoso e é super prático, além de barato. Compro a lata com 800 g. Escorra a água dos feijões e lave-os em água corrente. Mas é claro que você também pode fazer com o feijão cozido em casa, melhor ainda.

Em uma panela grande esquente 60ml de azeite e frite um dente de alho esmagado ou tempero de sal com alho, algumas lascas de casca de limão e um galho de alecrim fresco, se quiser. Retire o galho de alecrim e reserve. Acrescente os feijões e vá amassando com um garfo ou o amassador de batatas (se quiser amasse antes de colocar na panela). Corrija o sal se precisar (alguns feijões em lata já vem com sal suficiente) e coloque o purê em uma travessa com o galho de alecrim por cima.

Em uma frigideira, coloque um pouco de óleo e comece a fritar os bifes de alcatra. Coloque sal grosso ou fino quando a carne já estiver na frigideira. Faça bem passado ou mal passado, como desejar. O meu bife era mais grosso e fiz mal passado por dentro, ficou ótimo. Depois que os dois lados da carne já estavam bons, temperei mais um pouco com molho inglês e montei os pratos. Espremi o suco de 1 limão na frigideira que fritei os bifes e deixei que o molho engrossasse um pouquinho, aí despejei por cima da carne.

Este prato me lembra Baioque do Chico Buarque: http://www.youtube.com/watch?v=xBgycERwAL0
Na interpretação de Edson Cordeiro (clique aqui para ver o que escrevi sobre o Cordeiro em meu outro blog: http://www.youtube.com/watch?v=gZfjErnL6Wg

Um comentário:

  1. Amei seu blog, nossa, cada coisa deliciosa! Com certeza passarei mais vezes por aqui e arriscarei algumas receitas, adoro cozinhar coisas novas!

    Beijos e otimo finde!

    ResponderExcluir